sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eduardo Catroga - Um canalha passeando pela brisa da tarde



LEIAM ATÉ AO FIM. COMPARTILHEM. É PRECISO QUE TODOS SAIBAM COMO PORTUGAL ESTÁ A FUNCIONAR!

Hoje (12/7/2012) houve manifestação de professores em Lisboa contra as políticas anti-sociais do governo, contra os despedimentos constantes e a precariedade. Por solidariedade, fui também. E vi o que preferia não ter visto... Mas que não me permitiu controlar a raiva.
Já havia centenas de professores concentrados no Rossio. Quase todos novos, muitos desempregados (como revelavam os cartazes que levavam consigo) ou então contratados de forma precária, havendo mesmo aqueles que vivem em casa dos pais por não ter dinheiro. No meio desta gente fixei, de súbito, os meus olhos numa figura odiosa: Eduardo Catroga. 
Tudo isto não teria passado de um formigueiro no estômago se o homem não estivesse vestido a rigor, de fato e gravata caros, e não se tivesse sentado numa cadeira para um homem lhe engraxar os sapatos, enquanto tudo observava com um ar entre o nojo e o sarcasmo, a troça asquerosa de quem olha para o resto do mundo como se todas as pessoas fossem suas súbditas. Não, ele não estava ali por acaso. O olhar de víbora, cheio de veneno, e o sorriso de lobo faminto enquanto lhe engraxavam os sapatos denunciavam que aquele era uma acto propositado e de provocação.
Ainda tentei não reagir e deixar passar a situação, mas não consegui perante tamanha arrogância. Não sei onde fui buscar aquelas palavras, mas a verdade é que me aproximei do velhaco e disse:
- Você até pode parecer que está a dar emprego a alguém neste momento, não é? - e apontei para o engraxador - Até se estará a sentir bonzinho, não é? Mas você devia era ter vergonha. Você e os seus amiguinhos que pensam que nós existimos apenas para vos engraxar! Um dia.. Um dia isto vira!
Tremiam-me as mãos de raiva. E ainda me tremeram mais quando ouvi a resposta daquele canalha:
- Olhe, sabe o que eu lhe digo? Deixe mas é de viver à custa dos seus pais e vá mas é trabalhar!
Fiquei escandalizada. Mas o que é isto? Eu tenho 18 anos, vou agora para a faculdade. Sem equivalências a nada, como certos membros deste governo. Tenho 18 anos, é lógico que viva em casa dos meus pais! Se eu fosse trabalhar agora, como já vi acontecer a várias pessoas da minha idade, isso sim, seria mesmo exploração. Somos mão-de-obra barata. No fundo, parece que voltámos ao tempo da revolução industrial, misturada com um semi-fascismo! E agora vem o Catroga, que explora tanta gente, dizer que eu tenho que sair de casa dos meus pais! E pensará ele que quem não está a trabalhar por estar desempregado ou vive em casa dos pais por não ter dinheiro se encontra nessa situação por escolha própria?! Não aguentei.
- Pois, mas eu pelo menos não andei a explorar ninguém!
- Você quer é atenção!
O meu choque não tinha limites e, sem controle, larguei um chorrilho de expressões politicamente incorrectas, dirigidas com cólera àquela besta. A verdade é que se juntou ali gente que deu conta da confusão e Catroga saiu de fininho, mantendo no entanto o riso nojento. Mas a situação ficara ali gravada.
Por favor, partilhem este texto. Isto já foge daquelas divergências entre esquerda e direita. É uma questão de bom senso. É o estado do país em que estamos. É preciso que todos saibam onde estamos metidos. MUITO CUIDADO! Andam aí feras disfarçadas de avô!

3 comentários:

Anónimo disse...

Cara Adriana:

Deixe de pensar nesse velho lúbrico, o grande teórico dos pêlos púbicos (que revela assim o que lhe vai na cabeça). É apenas um pobre coitado, vazio e triste, a verdadeira imagem do nosso falhanço como nação e como povo. Deixe-o e prossiga a sua vida, vá para a Faculdade, estude, leve tão longe quanto puder a sua vida, realize os seus sonhos e aspirações. De canalhas desse calibre não reza a História.

Anónimo disse...

ADRIANA...TEM CALMA E SEGUE A TUA VIDA....OS DIAS DESSA CANALHA ESTÃO
A CHEGAR...ÉS MUITO NOVA PARA SABERES O QUE FORAM....E SÃO "AS BRIGATE ROSSA"...
QUANDO COMEÇAR,COMO ESTE, MUITOS OUTROS VÃO TENTAR ESCONDER-SE....
lovely

Evanir disse...

A amizade é o convívio do dia-a-dia.
Estar juntas nos momentos felizes e nas horas
difíceis
compartilhar o sofrimento
um do outro( outra) dividir momentos de felicidade.
È a cumplicidade é compriender e acima de tudo
confortar quando algum de nossos amigos(AMIGAS)
precisam de uma unica palavra de carinho para fazer seus dias melhores.
Não podemos chamar de amigo (A) aquele que sem motivos
se afasta de nós quando mais precisamos de
uma palavra de carinho .
Um feliz Dia do amigo .
Obrigada por um dia ter colocado mu nome
na sua lista de amigos(AS).
Que seu final de semana seja feliz
sua amiga para sempre,Evanir.
FELIZ DIA DO AMIGO.
Evanir..
Lamento a condição que vejo Portugal infelizmente aqui no Brasil não tem diferença.